planejamento Tayaya5544

OS 05 BENEFÍCIOS DE VIAJAR

Um homem sábio certa vez disse o seguinte: “Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez.” Então siga seu conselho: “Solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.”

 

Viajar aguça nossos sentidos

A rotina cansa nossos sentidos. Ficamos acostumados e, por vezes, isso faz com que percamos o ânimo e interesse na nossa vida. Quando viajamos, nosso corpo tende a se manter alerto e curioso sobre o que acontece a nossa volta. É por isso que quando viajamos sentimos uma felicidade enorme, mesmo ao fazer coisas simples, como caminhar, ver uma paisagem bonita, experimentar uma iguaria nova.

Viajar é um agente antienvelhecimento

Exatamente pelo motivo acima, viajar age como um agente antienvelhecimento, por nos manter curiosos e com vontade de explorar coisas novas (melhor creme antirrugas que existe!)

Nos torna mais criativos

Quando viajamos sentimos exatamente o inverso do que nosso corpo vivencia em situações de estresse, que é o enfraquecimento das redes neuronais. Viajar, viver em outro país, aprender outra língua, conhecer aquilo que nos é estranho nos faz evoluir criativamente e pensar coisas que em nossa rotina não conseguimos. É por isso que quando retornamos estamos cheios de ideias: para o trabalho, para mudar a decoração da casa, o cabelo e por aí vai.

Viajar diminui o risco de morte prematura

Mais outro benefício de viajar foi apontado por cientistas do Centro de Investigação Gerontológica da Finlândia. Eles observaram que as pessoas que se dedicam a conhecer o mundo tendem a ter um forte desejo de estar em grupo e a aceitar mais a si próprias. Quanto estamos em grupo temos a tendência a nos mover mais do que quando estamos só e isso está diretamente ligado a um menor índice de mortalidade prematura, pois isso favorece o exercício físico.

 

Viajar nos faz mais felizes do que fazer compras!

Um outro estudo desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, aponta que as experiências que vivemos nos deixam muito mais felizes que bens materiais. O estudo aponta que nem mesmo fazer compras nos traz tanta felicidade. Isso aconteceria porque ao fazer compras, inicialmente estamos felizes, mas nos acostumamos depressa com os objetos novos e logo eles deixam de nos dar tanto prazer. Já com as viagens, por mais que às vezes fiquemos tristes por terem acabado, é só lembrar de bons momentos que tivemos que conseguimos nos sentir felizes de novo e isso nos dá uma maior sensação de satisfação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: adaptado do site “Já fez as malas?” e “El Hombre”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *